Já tomou banho hoje?

6 Out

Banho é bom e todo mundo gosta! Nem todo mundo. Aqui por terras geladas o banho diário não é comum, principalmente entre os pequenos.

Cheguei até a fazer uma pesquisa de campo e o resultado só confirmou o que eu já havia constatado: 10 entre 10 crianças irlandesas tomam banho apenas uma vez por semana. Normalmente no domingo. Então a piadinha brasileira “sim, vou tomar banho, afinal hoje é dia, é sábado” pode muito bem ser utilizada por aqui apenas mudando o dia da semana.

Os adultos também não são muito adeptos da coisa. Alguns tomam banho a cada dois dias e os que tomam diariamente, geralmente o fazem de manhã. Então, imaginem depois de um dia corrido, cheio de atividades, em que você suou horrores – na Irlanda, com o nosso excellent weather, deve ser meio difícil, mas enfim – não tomar banho antes de dormir? Agrrrrrr.

A curiosidade pelo assunto me fez até pesquisar no Google “importância do banho”. E eis o que eu encontrei: “O banho diário evita a ocorrência de determinados desconfortos como assaduras, micoses, piolhos e sarnas; doenças; ou mesmo alergias, proporcionando também um aroma agradável.”

Aroma agradável??? That’s what I wanna talk about. As crianças têm quinhentas mil atividades durante a semana. O meu pequeno tem treino de futebol duas vezes por semana, futebol gaélico, educação física, tênis, sem contar ficar pulando no trampolim, ou simplesmente sassaricando por aí. E, mesmo assim, só o mísero banho semanal. Meu-Deus-do-céu, como alguém pode ter aroma agradável depois de fazer tudo isso e  não tomar banho? Não sei. Mas o pior é que feder eles não fedem, mas também  não têm aquele cheirinho gostoso de criança, sabe? Cheirinho de xampu Johnson. Não. Definitivamente não!

Não sei se esse hábito tradição é exclusivamente irlandês. Nunca perguntei pro meu namorado se as crianças na Itália tomam banho todo dia. Mas posso garantir que ele é cheirosinho…haha

A busca pela verdade continua. Se alguém sabe como funciona em outros países da Europa, compartilhe aqui no blog.

3 Respostas to “Já tomou banho hoje?”

  1. brunahagemann Outubro 7, 2010 às 5:03 pm #

    Meus pequenos canadenses: a cada 2 dias. Meus pequenos americanos: todo dia. Meu irishes: 1 ou 2 vezes (uma a mae dava e a outra eu mesmo dava, escondido hehe).
    Eu ainda não trabalhei com família alemã, e meu namorado é cheiroso 😉 toma banho diariamente. Crianças eu não sei.

    Uma vez babysittei para uns norueguesinhos. Ai o menor (2 anos) se mijou nas calças no meio da rua. Corri pra casa, botei na banheira pra lavar o moleque. A irmã mais velha (5 anos) disse: tá Bruna, mas nao conta pro meu pai pq só podemos tomar 2 banhos por semana.
    😐
    MELDELS, O GURI SE MIJOU! faz o que, passa paninho??

    Eu heim.

  2. Anna Outubro 8, 2010 às 2:24 pm #

    Acho que depende muito da familia. Uma amiga minha (100% Irish) e o namorado dela (100% French) tem um filho de 3 anos e o muleque toma banho todo dia. Quando eu morei em Lyon a maioria dos meus amigos cheirava bem mas tinha sempre alguem com aquele aroma natural de queijo velho. Fui criada na Alemanha e minha familia (original de Bonn) tem o habito de tomar 2 banhos por dia. Aqui em Cork os velhos sao os mais fedidos – and the whinos, of course.

  3. Jordana Agosto 18, 2011 às 2:29 pm #

    NA DINAMARCA AS CRIANÇAS ESPANTAM VIU URRG MORRO DE NOJO TUDO FEDORENTO… SO TOMAM BANHO DE GATO UMA VEZ POR SEMANA … nãhm má SINYO FALTA DE CHEIRO DE BEBÊ Q NEM NO BRASIL… POR MAIS POBRE Q SEJA A FAMILIA PELO MENOS OS BEBÊS CHEIRAM…

Deixe uma Resposta

